terça-feira, 16 de novembro de 2021

                                                                                                                                                              

                           CORAGEM

                          




               


Que minha coragem seja maior que o meu medo, e que minha força seja tão grande quanto a minha fé.

Desconhecido 

 





A maior coragem se revela quando a nossa fé está em Deus e sentimos a Sua presença. Porque mesmo que se levante um exército contra nós, sabemos que o nosso Deus é mais forte e nos dará a vitória!





Você já sentiu medo? Esse é um sentimento de auto-proteção que pode surgir diante de alguma ameaça iminente, quer seja ela real ou imaginária. A Bíblia descreve que depois de desobedecer a Deus e cometer pecado, o homem teve medo e se escondeu de Deus: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gênesis 3:10 – NVI). Embora o medo seja uma realidade desse mundo caído em pecado, Deus é a fonte de amor, esperança, perdão e salvação. Ele nos encoraja em cada situação de nossa vida.

 Ele diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).

Quando Moisés conduzia o povo de Israel para tomar posse da terra de Canaã, havia um grande desafio, pois a terra já era habitada e os israelitas não eram preparados militarmente. Mas Deus encorajou a liderança e todo povo dizendo: “O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: ‘Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu mesmo estarei com você” (Deuteronômio 31:23 – NVI).

Portanto, a nossa coragem deve estar fundamentada no poder de Deus. Quando Paulo enfrentou o julgamento do sinédrio, já como prisioneiro, Deus o encorajou. O relato de Atos descreve esse episódio:
“Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” (Atos 23:11).
Assim como o Senhor se colocou ao lado de Paulo  para o animar e encorajar, Ele também promete estar conosco em toda e qualquer situação (Salmos 23:4; Mateus 28:20). 
















Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9

 

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ









Porque o Leão simboliza Deus?



Judá é o nome do 4º entre os 12 filhos de Jacó e é, também, o nome de uma das tribos de Israel. Segundo a bíblia, Judá recebeu uma benção especial vinda de Deus e esta recairia, também, sobre todos os seus descendentes. Segundo a genealogia contida na bíblia, Jesus Cristo é descendente de Judá.




Porque a figura do leão simboliza força, custo, coragem e audácia, inclusive, nos tempos bíblicos os leões eram comuns nas áreas da Palestina.

Assim, os leões faziam parte do simbolismo político e religioso da época.

Para os judeus, o leão era o mais poderoso dos animais. Assim, retratava o monarca individual e representava toda a grandeza de um regime.

Com estes precedentes em mente, é fácil o mais poderoso dos animais. Assim, retratava o monarca individual e representava toda a grandeza de um regime.

Com estes precedentes em mente, é fácil  compreender a utilização da figura do leão na bênção de Jacó que veremos nos próximos parágrafos.

as características mais notórias de um leão para prosseguir com a resposta de nossa grande questão. Um leão é:

  • Ágil;
  • Vigoroso;
  • Resiliente;

O leão emite um rugido que pode ser  ouvido à 6 milhas de distância, e é por isso que ele é conhecido por todo o mundo como o “rei da selva”.

Acho que disto você já sabia… Contudo, o que talvez você não saiba é que atribuir a Jesus Cristo o titulo de Leão da Tribo de Judá começou nas primeiras sociedades cristãs.

A “famosa” expressão Leão de Judá é desde o  principio uma alusão ao Messias prometido.

Isso porque Jesus venceu as trevas, ressuscitou dos mortos e ensinou que ninguém o pode derrotar, pois dele é o poder e a glória .


No livro de Apocalipse, capítulo 5, está escrita a seguinte frase:

Todavia, um dos anciãos me disse: não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus  sete selos.”




  SEM RISCOS... Sem riscos, os poetas não escreveriam poesias, as crianças  não seriam criativas, os cientistas não seriam inventivos, os em...